domingo, 14 de novembro de 2010

Won - Quando 100 é menor que 0.25

Olhem atentamente esse pilha de moedas de 25 centavos (chamados quarters). Notam algo errado?
Não... olhem mais de perto...
Notaram que o Washington na moeda da direta esta um tanto quanto estranho? Isso porque ele não é o Washington e nem a moeda é um US quarter!
Este é o Yi Sun-sin, comandante naval durante a invasão da Coreia(sem acento) pelo Jãpão, imagem que se encontra estampada nas moedas de 100 won sul-coreanas.
Consegui essa moeda enquanto estava trocando 10 dólares para poder lavar minhas roupas, já que as máquinas não aceitam notas.
Peguei a minhas 40 moedas, e na hora que fui colocá-la na máquina, vi um grande 100 estampado! Achei estranho e resolvi guardá-la.
O chocante disso, é que o Won (que alias significa "forma aredondada") é virtualmente idêntica (diâmetro, espessura, peso, material) à moeda americana...

... a não ser pelo valor. 100 wons equivalem a quase 9 centavos de dólar.
Sendo assim, se alguém quiser usar ao invés dos 5 quartos de dolar para lavar roupa, 5 moedas como essa, o que eu fortemente não recomendo e desaprovo (tenho que fazer essa ressalva pois já estão querendo me deportar pela malandragem que fiz para assistir o jogo), economizaria 80 centavos de dólar. Seria um total de 40 dólares no final de um ano, concorrendo ainda a uma vaga na penitenciaria de San Quentin (entendendo o verdadeiro significado de "forma arredondada").
O pior disso tudo é que apesar de ter sido enganado (perdi 0.1613 centavos de dólar - 4 casas hein!) fiquei contente, pois só assim para eu ter um won sul-coreano de recordação.

10 comentários:

  1. Thiago,
    eu nem sei se você lembra de mim...eu sou amiga do Vinícius (do Teng) e você foi meu monitor de orgânica experimental!
    O Vinícius me passou o endereço do seu blog e do blog do André... pois ele me falou que ambos tem histórias bem engraçadas e interessantes!
    Gostei do seu blog...está bem legal!
    Boa sorte aí com o doutorado!

    ResponderExcluir
  2. Claro que lembro!
    Bom saber que gostam dos blogs...
    É legal poder contar as coisas que acontecem por aqui, e é bom saber que vocês se divertem à nossas custas.

    ResponderExcluir
  3. a) É bom saber que nós somos assuntos de conversas no IQ, mesmo que sejam para rir da nossa cara.

    b) Não é porque a gente está em outro país que a gente esqueceu das pessoas do Brasil...

    c) Não sou só eu que divago em ensaios econômicos amadores...

    ResponderExcluir
  4. Olha só, como você já tem artigo publicado, achei que o próximo passo seria alguém citar você:
    http://en.wikipedia.org/wiki/South_Korean_won#cite_note-10

    Quero ver quanto tempo isso dura no wikipedia. Coloquei no dia 23/11/10, zero hora, horário de Brasília.

    ResponderExcluir
  5. O Wikipedia não aceita Gaiagos como editores de papel moeda e moedas coreanos. Primeiro o André e seus pseudo-japoneses e agora Thiago como os Korea... Daqui a pouco alguem reclama dos tailandeses (no bom sentido Tayla)

    ResponderExcluir
  6. Bem que você poderia tentar colocar nas máquinas que aceitam notas alguns exemplares brasileiros: como a clássica nota de 1000 cruzados do Machado de Assis. Caso funcione, você poderia enriquecer ilicitamente, cruzar a fronteira e montar seu próprio cartel (e não quartel, bem entendido)

    ResponderExcluir
  7. Dois dias depois e o wikipedia ainda manteve a contribuição da pesquisa gaiaga. Será que fica?

    ResponderExcluir
  8. O Ivan tá parecendo o Silvio Santos...
    Será que fica???
    Será??

    ResponderExcluir
  9. só para constar, eu não tinha visto e hj, 7/12/2010, ainda está! hehehehe

    ResponderExcluir
  10. Que divertido! Ficou mesmo!
    Como assim não vai ter parte 2 do Turkeysgiving? Achei que seria uma trilogia...

    ResponderExcluir